Trem Pagador é um curta-metragem brasileiro produzido para a televisão em 2009. No gênero policial/documentário e dirigido por Marcus Werneck, Trem Pagador é baseado em fatos reais ocorridos no estado de Santa Catarina no ano de 1909.
Com duração de nove minutos e dezenove segundos, o filme registra os fatos ocorridos em Videira (SC), localidade de Pinheiro Preto, futuro município, em 24 de outubro de 1909, ocasião do primeiro roubo registrado no Brasil ao malote em dinheiro de um trem pagador. O montante era destinado ao pagamento dos empregados na construção da EFSPRG e o fato foi denominado de Assalto ao Trem Pagador de Pinheiro Preto.
Utilizando algumas imagens “de época” da construção da estrada, o filme foi rodado no primeiro semestre de 2009 no distrito de Alto Paraguaçu, pertencente à cidade catarinense de Itaiópolis. O local foi escolhido por existirem ali alguns casarões semelhantes com a arquitetura do local na época do ocorrido.
Sua primeira exibição ocorreu na noite de domingo, 30 de agosto de 2009 no quadro “Casos e Causos” do programa Revista RPC, na RPC TV, empresa paranaense repetidora da Rede Globo para o estado do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário